segunda-feira, 10 de junho de 2013

Unidade 1 - Motor



Introdução
O motor de combustão interna é o coração do automóvel, local de onde parte a força e o movimento que produzem o deslocamento do veiculo. É constituído de cilindros, onde ocorre a queima de uma mistura de ar e combustível.
O funcionamento do motor só é possível pela sincronização dos movimentos de seus êmbolos e válvulas colocadas nos cilindros, que controlam a entrada da mistura e a saída dos gases para o escapamento.
Nos veículos terrestres, a gasolina ou a álcool, predomina o motor de quatro tempos que obedece ao ciclo de Otto. Nesse motor, cada cilindro executa quatro movimentos, um em cada tempo, a cada ciclo, na seguinte ordem:
1.       Admissão: a mistura ar/combustível entra no cilindro;
2.       Compressão: essa mistura é comprimida pelo êmbolo:
3.       Combustão: a mistura se inflama, quando salta uma centelha entre os eletrodos da vela de ignição;
4.       Escapamento: quando ocorre a saída dos gases produzidos na combustão da mistura.
Esse ciclo se repete mais de 1000 vezes por minuto quando um automóvel comum desenvolve a velocidade de 80 Km/h.
Nesta unidade você estudará o funcionamento de motores de quatro tempos – ciclo Otto e ciclo diesel – e de dois tempos.
Motor de combustão interna
A combustão, ou queima, é um processo químico que exige três componentes que se combinam:
1.       Calor
2.       Oxigênio
3.       Combustível
Na locomotiva a vapor, o combustível é o carvão ou a lenha. O calor produzido é utilizado para aquecer a água em uma caldeira, transformando-a em vapor.
O vapor se expande e, com sua pressão, vai movimentar os êmbolos acionam as rodas motrizes da locomotiva.
A locomotiva a vapor é movida por um motor de combustão externa, pois a queima do combustível ocorre fora dos compartimentos que produzem o movimento (cilindro).












Seguindo o principio de funcionamento da locomotiva a vapor, foram desenvolvidos os primeiros triciclos a vapor, como o do Frances Cugnot.
O motor a combustão interna é um conjunto de peças mecânicas e elétricas, cuja finalidade é produzir trabalho pela força de expansão resultante da queima da mistura de ar com combustível, no interior de cilindros fechados.
Por esse processo, o motor de combustão interna tem um rendimento térmico maior que o possibilitado pela combustão externa. É que o combustível é queimado em quantidades controladas, resultando um melhor aproveitamento da energia produzida na queima.
Para atender às mais variadas necessidades do atual estado de desenvolvimento tecnológico, os fabricantes constroem motores de todos os tipos. Assim, encontram-se motores a gás, à gasolina, a óleo diesel, a querosene, a álcool e movidos com outras misturas dos vários combustíveis existentes.
Normalmente os motores podem ser construídos com um ou com vários cilindros. Motores monocilíndricos são empregados em implementos agrícolas, motonetas e pequenas lanchas. Os policilíndricos, com 4, 6, 8, 12 ou mais cilindros, destinam-se a automóveis, locomotivas, navios, aviões.
Os cilindros poder ser agrupados de varias formas, dando origem a:
·         MOTOR EM LINHA: quando os cilindros estão em uma mesma linha;
·         MOTOR EM V: cujos cilindros são colocados lado a lado, formando ângulo;
·         MOTOR COM CILINDROS OPOSTOS: formado por 2 cilindros, um diante do outro.
                                                      Motor em Linha

 
                                                          Motor em V

                              Motor de Cilindros Horizontais Opostos (Boxer)






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