segunda-feira, 10 de junho de 2013

Constituição do motor de combustão interna



O motor de combustão interna produz movimentos de rotação por combustões dentro de cilindros fechados. Suas partes fundamentais são:
·         Cabeçote
·         Bloco
·         Conjunto das bielas e árvore de manivelas


No cabeçote estão as câmaras de combustão, onde é feita a queima da mistura ar/combustível.
O bloco é a estrutura principal do motor, onde estão agregados, entre outro, os seguintes elementos:
·         Cilindro e êmbolos
·         Árvore de manivelas
·         Cabeçote
O conjunto formado pelas bielas e árvore de manivelas transforma os movimentos retilíneos alternativos dos êmbolos em rotação da própria árvore de manivelas.
O motor de combustão interna pode ter um ou mais cilindros. Entretanto, como todos tem o mesmo funcionamento, basta explicar o que ocorre com um deles.
Cada cilindro tem, no mínimo, duas válvulas:
·         De admissão, que permite a entrada da mistura ar/combustível;
·         De escapamento, cuja função é dar passagem aos gases que se formam na combustão da mistura.
A abertura e fechamento dessas válvulas é feita de forma sincronizada com os movimentos dos êmbolos, que se repetem em uma ordem determinada.
Cada movimento do êmbolo é chamado de tempo e corresponde a meia volta da árvore de manivelas.
Há motores que completam seu ciclo de trabalho com dois movimentos do êmbolo, ou seja, uma volta da árvores de manivelas: são os motores de dois tempos. Outros motores são de quatro tempos, ou seja, completam seu ciclo de trabalho com 4 tempos, ou a cada duas voltas da árvore de manivelas.
 

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