O motor de combustão
interna produz movimentos de rotação por combustões dentro de cilindros
fechados. Suas partes fundamentais são:
·
Cabeçote
·
Bloco
·
Conjunto das bielas e árvore de manivelas
No cabeçote estão as
câmaras de combustão, onde é feita a queima da mistura ar/combustível.
O bloco é a
estrutura principal do motor, onde estão agregados, entre outro, os seguintes
elementos:
·
Cilindro e êmbolos
·
Árvore de manivelas
·
Cabeçote
O
conjunto formado pelas bielas e árvore
de manivelas transforma os movimentos retilíneos alternativos dos êmbolos
em rotação da própria árvore de manivelas.
O
motor de combustão interna pode ter um ou mais cilindros. Entretanto, como
todos tem o mesmo funcionamento, basta explicar o que ocorre com um deles.
Cada
cilindro tem, no mínimo, duas válvulas:
·
De admissão, que permite a entrada da mistura
ar/combustível;
·
De escapamento, cuja função é dar passagem aos
gases que se formam na combustão da mistura.
A
abertura e fechamento dessas válvulas é feita de forma sincronizada com os
movimentos dos êmbolos, que se repetem em uma ordem determinada.
Cada
movimento do êmbolo é chamado de tempo e corresponde a meia volta da árvore de
manivelas.
Há
motores que completam seu ciclo de trabalho com dois movimentos do êmbolo, ou
seja, uma volta da árvores de manivelas: são os motores de dois tempos. Outros motores são de quatro tempos, ou seja, completam seu ciclo de trabalho com 4
tempos, ou a cada duas voltas da árvore de manivelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário