Apresentação
Com
a invenção da máquina a vapor, ocorreu uma instalação nos veículos já
existentes: carruagens, triciclos e bicicletas. Consta que o primeiro desses
veículos, um triciclo a vapor, foi construído na França, já em 1771. Esse
triciclo iniciou um processo que não se interrompeu mais: a produção de
automóveis (veículos que têm propulsão própria).
A máquina a vapor,
entretanto, apresenta muitos problemas e inconvenientes:
·
Seu baixo rendimento obriga-a utilizar grandes
quantidades de combustível e água;
·
A produção de vapor em caldeiras, pelo calor
gerado nas fornalhas, obriga o motor a ocupar muito espaço. Por isso, torna-se
difícil fazer um carro a vapor compacto.
O
motor de combustão interna queima o combustível dentro de cilindros que
produzem a força-motriz do veiculo. Por isso, funciona com quantidades
controladas de combustível e possui rendimento superior ao do motor de
combustão externa.
O
primeiro automóvel a gasolina foi construído em 1885, na Alemanha, por Carl
Benz. Benz construiu o motor de quatro
tempos e adaptou-o a um triciclo.
Um
motor de quatro tempos já havia sido construído e utilizado com sucesso, em
1876, por outro alemão – o engenheiro Nikolas Otto, que baseou seus trabalhos
nos princípios físicos patenteados pelo francês Beu de Rosnas.
Neste
Volume, você verá em detalhes a constituição e o funcionamento do motor de
combustão interna. As tarefas que você irá realizar são:
1.
Motor
2.
Cabeçote
3.
Cabeçote-recondicionamento
4.
Bielas e êmbolos do motor
5.
Arvore de manivelas
6.
Montagem e funcionamento do motor
Você estudara as seguintes
tecnologias:
·
Motor de combustão interna
·
Cabeçote do motor
·
Distribuição mecânica
· Árvore de comando de válvulas
·
Tuchos
·
Conjunto de balancins
·
Válvulas
·
Biela
·
Casquilho
·
Embolo
·
Anéis de segmento
· Árvore de manivelas
·
Bloco do motor
·
Volante do motor
·
Dimensões e desempenho do motor
Nenhum comentário:
Postar um comentário