segunda-feira, 10 de junho de 2013

Curso Básico Mecânico de Motor a Combustão Interna e Sistemas Auxiliares



Apresentação
Com a invenção da máquina a vapor, ocorreu uma instalação nos veículos já existentes: carruagens, triciclos e bicicletas. Consta que o primeiro desses veículos, um triciclo a vapor, foi construído na França, já em 1771. Esse triciclo iniciou um processo que não se interrompeu mais: a produção de automóveis (veículos que têm propulsão própria).
A máquina a vapor, entretanto, apresenta muitos problemas e inconvenientes:
·         Seu baixo rendimento obriga-a utilizar grandes quantidades de combustível e água;
·         A produção de vapor em caldeiras, pelo calor gerado nas fornalhas, obriga o motor a ocupar muito espaço. Por isso, torna-se difícil fazer um carro a vapor compacto.
O motor de combustão interna queima o combustível dentro de cilindros que produzem a força-motriz do veiculo. Por isso, funciona com quantidades controladas de combustível e possui rendimento superior ao do motor de combustão externa.
O primeiro automóvel a gasolina foi construído em 1885, na Alemanha, por Carl Benz. Benz construiu  o motor de quatro tempos e adaptou-o a um triciclo.
Um motor de quatro tempos já havia sido construído e utilizado com sucesso, em 1876, por outro alemão – o engenheiro Nikolas Otto, que baseou seus trabalhos nos princípios físicos patenteados pelo francês Beu de Rosnas.
Neste Volume, você verá em detalhes a constituição e o funcionamento do motor de combustão interna. As tarefas que você irá realizar são:
1.       Motor
2.       Cabeçote
3.       Cabeçote-recondicionamento
4.       Bielas e êmbolos do motor
5.       Arvore de manivelas
6.       Montagem e funcionamento do motor
Você estudara as seguintes tecnologias:
·         Motor de combustão interna
·         Cabeçote do motor
·         Distribuição mecânica
·        Árvore de comando de válvulas
·         Tuchos
·         Conjunto de balancins
·         Válvulas
·         Biela
·         Casquilho
·         Embolo
·         Anéis de segmento
·         Árvore de manivelas
·         Bloco do motor
·         Volante do motor
·         Dimensões e desempenho do motor

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