segunda-feira, 10 de junho de 2013

Motor de quatro tempos



O motor de quatro tempos funciona pela repetição ordenada de quatro movimentos:
·         Admissão
·         Compressão
·         Combustão
·         Escapamento



1º tempo: admissão
A válvula de escapamento permanece fechada; a da admissão abre-se progressivamente. O êmbolo desloca-se do ponto morto superior PMS ao ponto morto inferior PMI, aspirando a mistura ar/combustível para o interior do cilindro.
2º tempo: compressão
A válvula de admissão se fecha e a de escapamento permanece fechada. O êmbolo inverte ser movimento de PMI para o PMS, comprimindo a mistura na câmara de combustão.


3º tempo: combustão
As válvulas de admissão e de escapamento continuam fechadas. A mistura comprimida é inflamada por uma centelha que salta da vela. Com a queima formam-se gases que se expandem, impulsionando o êmbolo de volta para o PMI.
4º tempo: escapamento
A válvula de admissão permanece fechada e a de escapamento abre-se, progressivamente, à medida que êmbolo vai do PMI ao PMS, expelindo os gases resultantes da combustão.
Pelo estudo anterior, conclui-se que: dos quatro tempos, apenas o terceiro (combustão) produz trabalho. Um volante, instalado no extremo da arvore de manivelas, regulariza o funcionamento do motor.
Os cilindros trabalham dentro de uma determinada ordem de combustão e o volante, por ter inércia, transforma os impulsos que recebe em um movimento continuo.
Esse ciclo de quatro tempos, com a combustão provocada com a centelha na vela de ignição, é chamado ciclo Otto.
 

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